sábado, 12 de fevereiro de 2011

Qual a Necessidade de Ser Normal?


Exatamente, todos nos dizem que o problema é conosco, dizem que estamos errados, que não fazemos nada certo, que temos algum problema etc etc etc
De tanto ouvir isso repetidas e repetidas vezes até a exaustão, tenho chegado à conclusão de que realmente possuo sérios problemas de natureza psicológica e emocional, com o passar do tempo posso percebê-los mais claramente e reparar que em alguns dos casos consigo amenizar alguns, eliminar enquanto que nada consigo fazer com grande parte deles.

Mas peraí.....estou dizendo que tenho problemas emocionais e psicológicos? Exato...mas quem no mundo está gabaritado à avaliar alguém no que quer que seja? Graduações e doutorados de psicologia, etc etc etc são apenas títulos criados pelo homem, uma cadeia de assuntos que são lecionados em determinado curso, baseado nos estudo de alguns homens como Freud e Jung que foram aceitos como donos da verdade após inpumeras avaliações, reavaliações, análises de especialistas, que tornam a mais pura verdade e incontestáveis os conhecimentos, diagnósticos e julgamentos de psicólogos que se baseiam no estudo que tiveram, que saíram da cabeça de homens...que apesar de terem sido reconhecidos....podem estar ERRADOS.

Mas quem sou eu pra contestar toda uma cadeia de conhecimentos eficazes, não nego que são....mas eficazes para quê? Para influenciar o paciente a seguir uma direção que irá confirmar a eficácia do próprio estudo em si? Quem avalia que aquele paciente que sofre de determinada pertubação, não esteja no seu estado normal? Aquilo pra ele pode ser o normal, e uma vez que um psicanalista tenta dissuadí-lo daquele comportamento, na verdade o está manipulando e conduzindo à um comportamento considerado "normal" pelos padrões da sociedade....que nada tem de normal.

Viajei, sei que sim, porém hoje aceito o que sou e o que faço, e não mais me deixo influenciar pelos outros quando dizem se estou certo ou errado. Um pouco perigoso mexer com a própria mente dessa forma, afinal de contas estamos aprendendo a manipular nossos próprios valores e princípios....fácil para alguns, difícil para outros...tenho tido sucesso nisso, pois hoje sou capaz de fazer coisas que anos atrás classificaria como incorretas, proibidas, de má índole ou o qu eseja.....e não tenho tido qualquer choque da minha consciência me cobrando uma prestação de contas do por quê de eu ter feito isso ou aquilo....cada vez é mais fácil fazer coisas que antes eu não conseguia fazer, e achar tudo a coisa mais normal do mundo. Me sinto livre para ousar, é uma viciante sensação de liberdade...e sinto que o que impulsionou toda essa nova forma de pensar foi o desespero causado pela insegurança. Foi o MEDO que me libertou....ele nos liberta sempre...sentimos medo porque temos uma expectativa de segurança em relação à determinada coisa....uma vez que suas expectativas vão sendo arrancadas , você vai se permitindo ousar mais, e o medo vai indo embora.

Quem pode me avaliar como louco? Não dou esse direito à ninguém, nem ao mais graduado psicanalista do mundo...pois todos os estudos em que ele se baseia para me avaliar, podem estar errados.